Sobre o programa
O programa Implante Coclear UFES/HUCAM é voltado à pessoa com deficiência auditiva, em especial às que necessitam da cirurgia de implante coclear e prótese auditiva ancorada no osso.
Envolve ações de âmbito ambulatorial (avaliações clínicas e audiológicas, acompanhamentos e reabilitação fonoaudiológica) e hospitalar (realização de cirurgias e acompanhamentos pré e pós-operatório).
Os pacientes atendidos pelo programa são 100% regulados pelos SUS e encaminhados pelos centros de referência em saúde auditiva, Universidade Vila Velha (UVV) e pelo Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (CREFES) também localizado em Vila Velha/ES. Desta maneira os pacientes que estão nas unidades de saúde devem ser regulados primeiro para estes centros de saúde auditiva.
Os atendimentos aos candidatos à cirurgia são realizados por uma equipe composta por profissionais da fonoaudiologia, serviço social, psicologia, neuropediatria, otorrinolaringologia e enfermagem e todos os procedimentos são previsto nas Diretrizes Gerais para a Atenção Especializada às Pessoas com Deficiência Auditiva no Sistema Único de Saúde (SUS) - Portaria GM/MS nº 2.776, de 18 de dezembro de 2014.
A seleção desses pacientes se dá após a realização de todas as avaliações, verificando assim se o paciente se enquadra ou não nos pré-requisitos impostos para candidato ao implante segundo a portaria (idade, condições audiológicas,anatômicas, psicológicas e social).
Após a cirurgia, é garantido ao paciente acompanhamento para realização de revisões/mapeamentos e manutenção. Será necessária continuidade da terapia para reabilitação auditiva, na cidade de origem do paciente.